Em momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro. À primeira vista pode parecer um livro que prega a não estratégia, em que o acaso tem mais importância no sucesso ou fracasso das empresas, mas não é. Ele demonstra que alguns comportamentos são imprescindíveis para se ter sucesso, como um olhar atento, estar preparado, prestar atenção ao que acontece à sua volta, estar aberto à novas ideias, e saber reagir às dificuldades da melhor forma. Afinal de contas, como já dizia Pasteur, o acaso só favorece a mente preparada.
O livro apresenta histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades. É dividido em vários tipos de problemas diferentes: crises, concorrência acirrada, reclamações de clientes, falta de recursos, problemas com equipe, erros, problemas pessoais, fracassos, sofrimento, fatalidades, ressentimentos etc. E cada capítulo é recheado de exemplos, casos de produtos e empresas que surgiram ou se transformaram em função da situação enfrentada.
Vale a pena conferir histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que dava perfumes de brinde para atrair as compradoras e mais tarde lançava a Avon, devido à enorme popularidade da fragrância entre as clientes. Ou o caso da empresa de relógios suíços (Swatch) que se reformulou para enfrentar a concorrência chinesa e acabou reinventando um negócio, transformando o relógio num artigo de moda.
O livro traz exemplos de situações do dia a dia transformadas em ideias criativas e soluções para as possíveis dificuldades vividas no mundo dos negócios. Ele apresenta 200 casos reais de pessoas e empresas, entre elas Natura, TAM, McDonalds, Wal-Mart, Target, Airbus, Nescafé, Lacta, Coca-Cola etc, que transformaram problemas na melhor oportunidade de suas vidas.