Não, não estou falando em achar pelo em ovo e criar problemas. Nem estou falando de ficar implicando com tudo o que acontece à nossa volta. Quando falamos em problemas, muitas pessoas torcem o nariz. A palavra em si tem conotação negativa e, se fosse possível, a grande maioria das pessoas fugiria de problemas. Na KlasMkt gostamos de problemas. No bom sentido é claro.

Eu explico. A definição de problema, que consta no dicionário Michaelis, diz que um problema é uma questão levantada para inquirição, consideração, discussão, decisão ou solução. Ou seja, sem um problema não há raciocínio crítico, conversa e nem solução.

E como você soluciona um problema se você não o conhece? Não dá para ter medo de problema se você quer achar a solução. Grandes inovações surgiram baseadas em problemas, é preciso dados e fatos para desenvolver hipóteses e chegar a soluções ou novos caminhos.

É o que diz outra definição, mais completa: “problema é toda questão em que se procura calcular uma ou várias quantidades desconhecidas, denominadas incógnitas, ligadas mediante relações a outras conhecidas e chamadas de dados.”

Antecipar problemas pode ajudar uma empresa a mudar de rumo e se manter no mercado. Ter essa visão também ajuda no planejamento tático, testando as ações delimitadas e garantindo que o que foi planejado é passível de implementação.

Sem olhar os problemas viveríamos no mundo da lua, perdendo a conexão com o real. E quem perde esta visão acaba sendo superado.

E a última definição, a nossa preferida, para fechar o texto.

Citação 1