Fiz faculdade de administração, pensando em abrir um negócio próprio. Durante um estágio fora, tive o meu primeiro contato com a área de marketing e me apaixonei. Várias coisas me atraíram como a atenção aos detalhes, mesmo aqueles que parecem muito pequenos para serem percebidos, as diferentes formas de abordar o mesmo assunto, etc. Voltei e comecei a buscar mais conhecimento na área. Trabalhei em diferentes áreas de marketing e em diferentes empresas. Este texto é o primeiro de uma sequência e tem como objetivo mostrar um pouco de como trabalhamos e no que acreditamos na KlasMkt. Esperamos que sirva de inspiração!
Ter o marketing como um assunto que permeia toda a organização, não só como uma área, gera inúmeras oportunidades. Traz um olhar diferente para os diversos elementos das empresas e principalmente, traz o olhar do cliente. Muito do que se faz em marketing pode ser resumido a isso: entender o que o seu cliente quer e qual é a melhor forma de fazê-lo.
Processos e regras são importantes, mas quando áreas se fecham em suas regras, e se isolam do restante da empresa, é a própria organização que sai perdendo, pois estes pequenos feudos aumentam a burocracia e se distanciam do que é realmente importante para o cliente. Isso pode acontecer tanto em grandes como em pequenas empresas, o que importa não é o tamanho e sim a forma de enxergar o mercado.
As áreas da sua empresa se conversam? Tem reuniões periódicas para entender e resolver problemas? Qual foi a última vez em que algum processo ou procedimento foi alterado em sua empresa? Se a resposta para a maioria destas perguntas foi não, cuidado!
Ter o marketing – e consequentemente o cliente – no pensamento das diferentes áreas da organização, e transformar os processos, serviços e produtos para atender às suas necessidades, contribui para a geração de negócios e para alcançar melhores resultados, e esse será exatamente o tema do nosso próximo post.