Qual é a sua estratégia para se diferenciar?

Quando falamos em estratégia as pessoas logo pensam num plano distante, daqueles difíceis de alcançar. Que se faz uma vez na vida para abrir uma empresa ou lançar um produto. É como se fosse uma bíblia, a lei, o guia do que o negócio deve ser.
Sabe aquela empresa que tinha um produto ou serviço super legal mas que sumiu do mercado? Já parou para pensar o que pode ter acontecido com ela? Muitas vezes ela tinha um problema de estratégia.

Uma boa estratégia está sempre sendo reavaliada e ajustada. Ela é dinâmica, assim como o mercado e os clientes. Mas afinal, o que é estratégia? A definição do dicionário fala na arte de aplicar recursos para alcançar objetivos. Como você está usando os recursos da sua empresa? Eles estão buscando alcançar os objetivos traçados? Estão alinhados ao propósito da empresa?

Estratégia é a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos.

Para as empresas iniciantes, é importante pensar qual o seu propósito. Por que está surgindo e qual a dor que ela resolve para os clientes. Fazer o planejamento estratégico ajuda a entender potenciais limitações e resolvê-las. Mas também auxilia a entender melhor quais são as oportunidades e diferenciais da empresa. Um bom plano traz melhores resultados.

Se a empresa já está no mercado há mais tempo, é fundamental revisitar a estratégia e ver se está alinhada com os valores e propósito definidos. Num ambiente como o que vivemos, de mudanças, disrupções e incertezas, é importante estar sempre atento para ajustar as velas e se manter relevante. O mercado muda constantemente, e o apetite dos consumidores por novas soluções é enorme. Sua empresa está fazendo tudo como sempre fez? Cuidado! Ela pode estar em perigo. Empresas, assim como pessoas, precisam estar em movimento constante. Revisando o que fazem e se readequando a novas realidades.