Estava conversando com uns amigos outro dia e surgiu a ideia deste texto. Falávamos da dificuldade que as empresas têm em manter suas redes sociais atualizadas e o mais importante, com informações relevantes para os clientes e para seus negócios.

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A grande questão não é mais decidir se a empresa estará ou não online. Não há dúvida de que a presença virtual é imprescindível para qualquer tamanho de empresa, e principalmente para as pequenas e médias, pois aumenta a visibilidade, passa mais credibilidade, entre outros aspectos. A parte importante desta questão é se a empresa terá uma presença relevante no meio online, se será atrativa. E o fator chave para isso acontecer é o tipo de conteúdo que será veiculado, o chamado content marketing, ou marketing de conteúdo.

Estar presente nas redes sociais também exige uma estratégia. Não é só abrir uma conta no Twitter, ou criar uma página no Facebook. O grande problema é manter estas contas e fazer com que seus clientes se mantenham engajados.

Para ter sucesso nas redes sociais, precisamos levar em conta o público e a forma como ele consome as mídias. A presença online tem que fazer parte de um plano maior: a estratégia macro da empresa. Tudo deve ser pensado para auxiliar a empresa a alcançar os resultados almejados no planejamento. Não é só postar uma série de imagens bonitinhas, é postar conteúdo que seja interessante para o seu público, que vá agregar para a marca e para os produtos envolvidos.

Voltando à conversa que inspirou o texto, meu amigo tem uma agência de viagens, que trabalha com pacotes turísticos e eventos corporativos. O Facebook dele está atualizado, com postagens diárias sobre destinos e assuntos de viagens, mas todos direcionados para turismo de lazer. Aí fica a pergunta: qual é o objetivo dele como empresa? Quantos por cento do que ele fatura vem de pessoas físicas ou jurídicas? O que esta empresa quer para o futuro? Será que o conteúdo postado está agregando o que poderia agregar para o negócio dele? Se eu fosse uma empresa, procurando por um fornecedor de eventos, será que o contrataria, ou teria a impressão que o negócio dele é apenas lazer e pacotes individuais?

O que percebemos aqui na empresa é a falta de alinhamento do planejamento: O que você quer versus o que você comunica. Ter presença online é importante, mas ter uma presença relevante online é imprescindível para o sucesso da empresa.